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Trator e condutor

Olhamos para os nossos tratores e pensamos que faltava algo.

Os nossos veículos agora têm uma personagem para lhes dar vida. Este é o nosso agricultor Quim:

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Um novo Prisma

Este poliedro tem duas bases, congruentes e paralelas: o João e a Marta.       O João brincava "às carpintarias" no pré escolar. Diz que não havia medo de serrotes e martelos. E que o bichinho da madeira e das construções nele ficou, até hoje. Como uma carraça - que também teve, de estimação, by the way. Mas isso é outra história, que ele não quer contar.    A Marta brincava ao teatro. Ainda brinca, mas entretanto preferiu a educação. Diria que também tem o bichinho, se gostasse dessa expressão.     Por isso o Prisma tem vários lados. Mais didáticos, menos didáticos. Mais geométricos, menos geométricos.  Mais toscos, menos repetíveis. Muitos carros, camiões, tratores, muitos fantoches, bonecos e cenários. Mas não fazemos discriminação de género nem idades. O que fazemos dedicamos e adaptamos a todos, é só escolher o ângulo.     Apesar do que fazemos surgir do nosso gosto pessoal, gostamos que nos façam pedidos especiais, que nos d...

Jogo do Burro - Jogos lúdico-pedagógicos

Numa tarde soalheira, depois do almoço, no meio daquela conversa que se demora entre os cafés,  a preguiça e a placidez, surge uma memória: "Aquelas tardes bem passadas no Alentejo, em que toda a família se entretinha a jogar o jogo do burro com malhas de metal ou moedas de 50 centavos". Velhos e novos trocavam histórias e anedotas enquanto disputavam os pontos dos jogo. Pois não era nem cedo nem tarde. Com a Oficina ali a uns metros, de uma tábua de sobra refizemos o jogo e com uns restos de ladrilhos que tínhamos à mão começamos a disputa.  Chamamos os pequenos a participar, que se entretiveram a experimentar (vá, demos meio metro de avanço), a contar os pontos e a servir de árbitro. Um ponto para o artesanal, zero para a tecnologia! Assim criamos o novo Jogo do Burro, que vêm na imagem. Aproveitámos a madeira, damos-lhe um toque pitoresco e assim se recupera um jogo tradicional! Como se joga: O suporte tem uma inclinação, para dificultar a afixação...

Mala de construções

  O excesso de estímulos impede que a criança, na primeira infância, se conecte com aquilo que perceciona. Por isso a pedagogia Waldorf, por exemplo, defende os brinquedos feitos de materiais naturais e duradouros. Para que a criança os possa explorar em profundidade e criar vínculos,  enquanto se processa a organização sensorial e cognitiva. Devem também ser esteticamente apelativos, mas simples, com alguma abstração - para dar espaço à imaginação.