Avançar para o conteúdo principal

Um novo Prisma

Este poliedro tem duas bases, congruentes e paralelas: o João e a Marta.

      O João brincava "às carpintarias" no pré escolar. Diz que não havia medo de serrotes e martelos. E que o bichinho da madeira e das construções nele ficou, até hoje. Como uma carraça - que também teve, de estimação, by the way. Mas isso é outra história, que ele não quer contar.

   A Marta brincava ao teatro. Ainda brinca, mas entretanto preferiu a educação. Diria que também tem o bichinho, se gostasse dessa expressão.

    Por isso o Prisma tem vários lados. Mais didáticos, menos didáticos. Mais geométricos, menos geométricos.  Mais toscos, menos repetíveis. Muitos carros, camiões, tratores, muitos fantoches, bonecos e cenários. Mas não fazemos discriminação de género nem idades. O que fazemos dedicamos e adaptamos a todos, é só escolher o ângulo.
    Apesar do que fazemos surgir do nosso gosto pessoal, gostamos que nos façam pedidos especiais, que nos desafiem.

   O Prisma. Um pouco irregular, um pouco oblíquo. Tem duas bases congruentes, muitos lados e várias perspetivas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Prisma Gifts

  Estes prismas (cubos e prismas triangulares) são baseados num dos dons (gifts) do pedagogo Fröebel (1782-1852). Ele já defendia que a criança, desde bebé, ao brincar, explora a natureza, o conhecimento e a estética e vai adquirindo não só destrezas como conceitos fundamentais. Neste caso para além da motricidade fina, equilíbrio, concentração, praticam (experimentam, com o corpo, com o fazer) noções de simetria, todo-parte, vocabulário e conceitos de localização.. para não falar de outras aprendizagens se forem mediadas pelo adulto. Mas antes de mais, é permitir que brinquem livremente e construam (ou destruam) o que a vontade desejar!

Jogo do Burro - Jogos lúdico-pedagógicos

Numa tarde soalheira, depois do almoço, no meio daquela conversa que se demora entre os cafés,  a preguiça e a placidez, surge uma memória: "Aquelas tardes bem passadas no Alentejo, em que toda a família se entretinha a jogar o jogo do burro com malhas de metal ou moedas de 50 centavos". Velhos e novos trocavam histórias e anedotas enquanto disputavam os pontos dos jogo. Pois não era nem cedo nem tarde. Com a Oficina ali a uns metros, de uma tábua de sobra refizemos o jogo e com uns restos de ladrilhos que tínhamos à mão começamos a disputa.  Chamamos os pequenos a participar, que se entretiveram a experimentar (vá, demos meio metro de avanço), a contar os pontos e a servir de árbitro. Um ponto para o artesanal, zero para a tecnologia! Assim criamos o novo Jogo do Burro, que vêm na imagem. Aproveitámos a madeira, damos-lhe um toque pitoresco e assim se recupera um jogo tradicional! Como se joga: O suporte tem uma inclinação, para dificultar a afixação

Da coleção Talheres Animados: Faqueiro Real

          As colheres, como as facas, são utensílios que nos acompanham desde a pré história. Conchas adaptadas, osso, pedra, madrepérola, madeira, bronze, prata... uma longa evolução lhe confere autoridade.      Já com os garfos a história é outra.      Até ao séc. XI, na Europa, comia-se com as mãos (os mais "elevados" utilizavam apenas três dedos). Devia haver um contacto direto com os alimentos, que eram dádiva de Deus.      Ora certo dia, nesse século longínquo, um membro da corte de Veneza - Domenico Selvo - casou-se com uma refinada princesa de Bizâncio - Teodora, de seu nome. No seu enxoval trouxe um misterioso e incompreensível objeto, que espetava nos alimentos! Nas dádivas sagradas! Ainda para mais, um objeto com apenas duas pontas. Isso mesmo, como a lança infernal com a qual o demónio apoquenta os pecadores condenados ao fogo eterno.      Foi considerado heresia, claro - também o que é que não o era… - e só se tornou um objeto corr